Instituto de Estudos da Linguagem

IEL

Apresentação

A antiga Universidade Federal de Goiás (UFG), na década de oitenta, mais especificamente no ano de 1983, estabeleceu a política de interiorização do ensino, implantando Centros de Formação para aplicação de estágios das suas licenciaturas; a cidade de Catalão sediou um desse centros. Em 1986, a UFG realizou o primeiro vestibular para o Curso de Letras Português com locação em Catalão, configurando-se, a partir daí, o Campus Avançado de Catalão (CAC) da Universidade Federal de Goiás. Em 2014, com a implantação do novo estatuto da UFG visando proporcionar maior autonomia aos campi fora de Goiânia, o Campus Avançado de Catalão foi transformado em Regional Catalão.

Até 2008 o Curso de Letras oferecia o Curso de Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Português. Em 2009, o Curso de Letras implementou o Curso de Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Português e Inglês, tornando-se Departamento de Letras. Com a implantação do novo estatuto o Departamento de Letras se configura atualmente como Instituto de Estudos da Linguagem (IEL).

O histórico esforço dos professores para manter os Cursos de Letras no CAC/UFG como uma oportunidade única de formação - fora da capital Goiânia - para profissionais do ensino e da pesquisa na área ratifica-se em dados consideráveis, tais que: no ano de 2010, o Curso de Letras do CAC formou a sua vigésima primeira turma de licenciatura, no período noturno, e a sexta turma matutina. tem, ao longo de mais de duas décadas de existência, titulado aproximadamente mil alunos.

Na história do Departamento, consta, ainda, o curso de "Especialização em Letras - leitura e ensino" que já titulou sessenta alunos e contou, na sua terceira turma, com 26 alunos regularmente matriculados. E em 2010, o Departamento de Letras formalizou a proposta de criação do Programa de Pós-graduação stricto sensu, denominado Mestrado em Estudos da Linguagem, cuja aprovação pela CAPES permitiu o início das atividades no segundo semestre de 2011. Em 2022 o atual Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) já se encontra em sua nona turma de mestrado, e na sua quarta turma de doutorado, tendo formado Mestres e Doutores que hoje se encontram em Programas em diversas universidades como UFU, UNESP e UERJ.

O empenho do Departamento de Letras se traduziu, também, na criação de um periódico científico, Linguagem: Estudos e Pesquisas, cuja publicação se iniciou em maio de 1997 e, ininterruptamente, vem divulgando pesquisas desenvolvidas por estudiosos do IEL e de outras instituições do Ensino Superior do Brasil.

Na esfera da Extensão, o Centro de Línguas, vinculado ao IEL, vem há 24 anos se colocando como o maior projeto de Extensão da Regional Catalão, contando com a média semestral de 600 alunos pertencentes tanto a comunidade acadêmica, formada por alunos, técnicos e professores, quanto a comunidade externa. Constituído como um laboratório de ensino para os graduandos do curso de Português e Inglês e do curso de Português, o CL oferta sete cursos livres de idioma nas modalidades de Inglês, Inglês Instrumental, Francês, Espanhol, Alemão, LIBRAS e Português. Além dos cursos de línguas, desde 2010 o CL também é responsável pela elaboração, aplicação e correção do ESUF - Exame de Suficiência em Língua Estrangeira, visando certificar pessoas da comunidade externa e interna interessados nos Programas de Pós-Graduação da UFCAT e de outras Instituições de Ensino Superior. A partir de 2014, como resposta ao programa do governo federal "Inglês sem Fronteiras" o Centro de Línguas da Regional catalão também se tornou um dos Centros Aplicadores do TOEFL, exame necessário para quem deseja concorrer a umas das bolsas no exterior.

O Instituto de Estudos da Linguagem tem possibilitado a seus alunos desenvolver sua capacidade intelectiva e criativa por meio da linguagem, considerada nas suas múltiplas funções, apreendida na diversidade das línguas e na produção literária. O estudo da linguagem, considerado eixo epistemológico, configura-se como o núcleo que perpassa seus dois cursos, tanto em sua parte comum como na diversificada. O gosto pela leitura, pelo estudo da linguagem nos seus diversos aspectos, a sensibilidade para a percepção estética e a capacidade para a análise crítica são elementos que devem constituir o perfil do futuro profissional de Letras formado pela Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão.