Redigindo para o ENEM

Coordenação: Profa. Neuza de Fátima Vaz de Melo.

Observamos na contemporaneidade em várias Universidades em que o uso das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem substituído o concurso vestibular. Desta forma, a Universidade Federal de Goiás aderiu-o para o ingresso exclusivo de novos alunos a partir do Vestibular 2015.

Dentro deste quadro, sabe-se que a redação no ENEM sempre se constituiu em temor e apreensão por parte de candidatos a este concurso, seja por falta de leitura, prática de escrita ou informações daquilo que se espera do concorrente (aspirante, pretendente) e do que se passa no Brasil e no mundo. Pretendemos mostrar, neste Curso, que a leitura e a redação podem e devem ser feitas de forma freqüente e sistematizada, e ainda apresentar as modalidades de tipos e gêneros de textos, Elementos de Qualidade, Argumentação bem como os temas das provas cobrados no último Enem.

Diante disso, o curso por suas características colaborativas possibilita o sujeito oportunidade de desempenhar a escrita de sua redação de forma mais eficiente. Haverá discussão dos critérios utilizados na avaliação das redações, as formas como são corrigidas e seu valor nas provas já aplicadas do Enem nos principais vestibulares do país.

Objetivos:

- Estudar as principais características dos diferentes tipos e gêneros textuais; - - Conhecer os elementos de qualidade que o texto precisa ter para facilitar à compreensão dos corretores;

- Descobrir as técnicas jornalísticas para usar nas dissertações, para usar em uma análise de editorial de jornal, pedidos nas provas de redação do Enem;

- Estabelecer relação entre leitura e escrita;

- Demonstrar a necessidade da reescrita da redação e o conhecimento e leitura dos tipos de textos e gêneros textuais estudados e/os utilizados nas provas do Enem.