Instituto de Estudos da Linguagem

IEL

Projetos de Pesquisa

PROJETO: Estudo da tipologia e gêneros de manuscritos sobre a escravidão em Goiás

Período do projeto: 2015 - Atual

Docente: Maria Helena de Paula

Descrição do projeto

Nos idos dos setecentos e oitocentos nas terras goianas, a escravidão se registrava em códices para o assento de batizados e óbitos nas igrejas e paróquias; nos livros de registros das intendências de mais variada ordem; nos processos de fóruns; nas escrituras cartoriais de cartas de liberdade, venda, compra, hipoteca e doação de escravos; nos livros de receita da Fazenda Real e Provincial; nos documentos de Irmandades de Pretos e tantos outros. Nesta perspectiva, propomos o estudo de 11 (onze) manuscritos já editados semidiplomaticamente para (i) identificar diferentes gêneros e tipologias de manuscritos goianos sobre a escravidão, a partir do acervo digital do Laboratório de Estudos do Léxico, Filologia e Sociolinguística - LALEFIL; (ii) relacionar os gêneros e tipologias com a história e aspectos socioculturais da escravidão em Goiás nos séculos XVIII e XIX; (iii) analisar como os gêneros, enunciados relativamente estáveis como ensina Bakhtin (1997), e os tipos documentais, formulaicos na maioria das vezes, segundo a lição diplomática de Bellotto (2002), registram a dinâmica da escravidão na vastidão documental em acervos goianos. Dada a importância e urgência de se recorrer às fontes documentais para se construir o significado da escravidão de negros no território brasileiro e porque estes acervos documentais têm guardado a memória da história e da língua portuguesa em Goiás e, conforme Acioli (2003), muito revelam do Brasil colonial e, ainda, do período monárquico, consideramos que tais textos revelam dinâmicas de uma organização social densa e intensa das práticas de escravidão nas terras goianas, no interior do Brasil, e tudo que decorre destas práticas, como: a) os atos de nomear rituais de morte, de batismo, de enterro de escravos; b) nomeação para práticas de comercialização do homem e mulher escravizados e reificados nas escrituras, nos autos de partilha, nas cartas de liberdade, nos livros da Real Receita; c) os nomes e significados dados às crenças e à tentativa de sua manutenção em livros de irmandades negras. Neste sentido, propor um estudo dos gêneros e tipos documentais deste acervo documental é, em nosso entender e propósito, oportunidade ímpar de não apenas tornar pública sua existência, mas apresentar-lhe uma identificação e análise como organização da tessitura textual que representa.

 

PROJETO: Políticas linguísticas de formação de professores e (de) ensino de Língua Portuguesa

Período do projeto: 2019 - Atual

Docente: Maria Helena de Paula

Descrição do projeto

As políticas que perpassam os planejamentos para formações de professores e (de) ensino de Língua Portuguesa (LP) no mundo perpassam todas as práticas, metodologias, materiais, programas, cursos, sejam nas instituições de ensino e pesquisa, sejam em instâncias outras de órgãos de governança dos países em que a LP é usada como língua de instrução, língua de ensino ou língua de governo e de comércio. Oficial em três continentes, a LP resulta de um processo de dominação de povos, saberes, culturas em territórios colonizados em África, América e Ásia, empreendimento que corroborou e reforçou, junto como outros, a era das grandes navegações. Da Península Ibérica, ainda no século XVI, Portugal adentrou espaços com epistemes e sistemas linguísticos muito diversos e próprios e, com a força da ?Política? linguística de imposição da oficialidade de sua língua, muito vezes extinguiu outras línguas e culturas (como ocorreu com línguas indígenas a partir da política pombalina no século XVII no Brasil), oprimiu/vem oprimindo muitas outras, como em África. Por outro lado, a LP nestes espaços explorados por séculos por Portugal acresceu à flor do Lácio, dando-lhe matizes e variantes múltiplas, nas suas gramáticas e léxicos. Sob a perspectiva desse contexto de colonização, contatos etnolinguísticos e gloto-epistemicídios próprios da oficialização da LP, pensar como políticas linguísticas de formação de professores e (de) ensino desta língua têm sido criadas e geridas é imprescindível para compreender a LP como língua oficial, cooficial, materna, segunda e estrangeira (e até como business language) e as suas configurações - políticas, estruturais/sistêmicas, educacionais, culturais - e como se estrutura o desejo de uma suposta LP homogênea no mundo "lusófono", outra utopia de um projeto ainda colonizante em tempos hodiernos. Assim, o presente projeto se organiza em eixos de investigação no âmbito de políticas públicas, políticas educacionais e culturais, em diferentes estágios das governanças dos estados-países em que é usada a língua de Camões, de Guimarães Rosa, de Luandino Vieira, de Paulina Chiziane. São possibilidades-escopos do presente projeto, no qual se inserem outros projetos individuais de investigação (Projetos de trabalho final de cursos de graduação e pós-graduação) e outros individuais e/ou em parcerias com pesquisadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs) planos de investigação que abarquem desde políticas de incentivo a projetos de descrição das heterogeneidades da LP, propostas de seu ensino como "a" língua de quase uma dezena de países-estados tão diversos cultural e historicamente.

 

PROJETO: ENSINO DE LÉXICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: construindo competências de usos da língua portuguesa

Período do projeto: 2020 - Atual

Docente: Maria Helena de Paula

Descrição do projeto

O projeto caracteriza-se fundamentalmente por: (i) defender que na Educação Básica o patrimônio lexical da língua portuguesa, ao lado de seus aspectos gramaticais e discursivo-comunicacionais do sistema linguístico, deve ser amplamente ensinado; (2) propor formação e práticas que construirão competências de usos nos mais variados contextos sociais a partir do conhecimento e ensino do léxico nas aulas de língua portuguesa da Educação Básica. Estudiosos das ciências do léxico, bem como educadores, concordam que o Léxico é o subsistema da língua que carrega mais estreita relação com a percepção conceptual que se tem do mundo. Sapir (1969) já relativizava que se tem dimensão das relações humanas com o seu meio pelo seu arcabouço lexical em pleno uso, ativo ou passivo. É ainda consenso que, tão logo se estabelecem as primeiras interações sociais, a criança já está em processo de cognição e categorização do mundo, etapas essenciais para a construção do seu acervo vocabular. Ao longo das suas relações sociais, confirmam-se e intensificam-se as potencialidades deste acervo particular e, ao mesmo tempo, coletivo. Assim, entende-se com o Léxico é, continuamente, um sistema de competências conceituais e de nomeação/significação da realidade que se conhece, que se funda e se consolida nas muitas e diversificadas formas de conhecer, significar, ressignifcar as relações sociais, os objetos (materiais e imateriais), as memórias, a História, as práticas de cultura na vida social. Desta feita, este subprojeto oportunizará condições de formação docente (aos residentes e aos preceptores) no que tange à discussão teórica sobre as ciências que se ocupam do subsistema léxico da língua portuguesa no Brasil, metodologias e materiais para o ensino de léxico que permitam desenvolver competências variadas de uso da língua portuguesa, observando-se, sobretudo, as escolhas lexicais (campos lexiculturais, homônimos/parônimos, hipônimos e hiperônimos, polissemia, relações de sinonímia/antonímia, ambiguidade) nos diferentes contextos (gêneros, condições de produção discursivo-textual). Espera-se, pois, que o subprojeto permita aos participantes conhecerem aspectos históricos da constituição e dinâmica léxica do português usado no Brasil, tendo em vista a sócio-história da nossa formação em cenário de colonização europeia e escravidão afroindígena por séculos, uma vez que há ?correlação entre repertórios culturais e linguísticos, pois o desaparecimento de uma língua impacta significativamente a cultura? (BNCC, p. 70). O ensino de léxico se torna tardiamente parte de um programa institucional, o Programa Nacional do Livro Didático, sendo de 2012 o último PNLD Dicionários. Este programa disponibilizou para as escolas públicas de todo o Brasil pelo menos uma coleção dos acervos 1, 2, 3 e 4 de dicionários escolares para o trabalho com o ensino de competências lexicais a partir de um livro de dezenas de atividades, como manual aos docentes. A partir de pesquisas já realizadas sobre este acervo, pesquisas-ação da realidade escolar brasileira e da Sociolinguística aplicada ao ensino, o presente subprojeto pretende que residentes e preceptores desenvolvam reflexões que impactem positivamente sobre materiais e metodologias nas realidades das escolas-campo e seus alunos e docentes para o desenvolvimento das competências de uso da língua portuguesa.

 

PROJETO: Pesquisa sobre o desenvolvimento profissional do professor

Período do projeto: 2017 - Atual

Docente: Luciane Guimaraes de Paula 

 

PROJETO: Escritas de transgressão: em torno de mulheres escritoras, erotismo e gênero

Período do projeto: 2017 - Atual

Docente: Luciana Borges

Descrição do projeto 

O presente projeto objetiva investigar, a partir de uma perspectiva de gênero, obras literarárias de autoria feminina. Assim, estuda-se como as concepções e relações de gênero se constituem e se manifestam dentro desse universo literário, como correlações de identidade e poder. Observa-se, também, como se constroem personagens masculinos, femininos e transgênero em meio às manifestações de uma cultura de expectativas de gênero que tradicionalmente relegou ao silêncio, ou à impropriedade, a presença do feminino no meio intelectual e artístico. As relações de gênero entre personagens, a relação das mulheres com as estruturas patriarcais de poder, a apresentação de soluções narrativas que levem em conta as investiduras de gênero e a abordagem das manifestações da sexualidade, do erotismo e das construções do corpo são itens a ser considerados nas obras constituintes do corpus de análise. Como parte de uma problematização das questões de autoria feminina, a criação de personagens escritoras dentro do universo ficcional feminino, também será analisada, posto que a presença dessas personagens indica a preocupação com o lugar da escritora no meio literário e intelectual. Tendo em vista a ancestral negação da voz feminina na cultura ocidental e as construções derrogatórias do feminino que perpassam nossa cultura, simbólica e politicamente, o corpus também levará em conta o resgate de vozes literárias esquecidas pelo cânone tradicional, demarcando um recorte temporal amplo, o qual compreende a segunda metade século XIX até os dias atuais, nos casos em que as obras representem os temas de nosso interesse..

 

PROJETO: Ficção erótica de autoria feminina: as antologias de contos de escritoras brasileiras

Período do projeto: 2018 - Atual

Docente: Luciana Borges

Descrição do projeto 

Erotismo e representações do feminino e da autoria feminina são o foco do presente projeto que pretende mapear a produção ficcional erótica de mulheres, por meio do estudo de antologias de contos eróticos publicados a partir dos anos 1980 e se vincula a uma pesquisa de pos-doutoramento. A meta principal é a sistematização crítica da produção de ficção erótica reunida nas coletâneas por meio da análise de seus projetos literários e políticos, sendo a escrita do erotismo estratégia de resistência às investiduras tradicionais de gênero, bem como reconfiguração do cânone literário. Compreende o estudo de duas antologias pioneiras organizadas por Márcia Denser na década de 1980, Muito prazer (1982) e O prazer é todo meu (1984) e das posteriores: Todos os sentidos: contos eróticos por mulheres (2003), por Cyanna Leahy; Intimidades: dez contos eróticos de escritoras brasileiras e portuguesas (2005), organizada por Luiza Coelho; Elas contam (2006), por Lúcia Facco e outras autoras e 50 versões de amor e prazer: 50 contos eróticos por 13 autoras brasileiras (2012), organizada por Rinaldo Fernandes. Abrange também escritoras goianas como Augusta Faro, no intuito de visibilizar a produção de textos eróticos no contexto do estado de Goiás. Além desse inventário de autoras e textos, a metodologia de execução da pesquisa compreenderá: 1) o levantamento dos principais temas e formas dos contos; 2) a análise dos projetos literários e políticos e o que representam em termos de uma demarcação do campo de atuação das autoras, ao lado do possível estabelecimento de um cânone da literatura erótica escrita por mulheres; 3) as representações do corpo erotizado e dos usos do corpo no contexto narrativo; 4) a análise das representações da violência de gênero, material e simbólica, nos contos das antologias; e 5) a análise das formas e estruturas por meio das quais as narrativas de efetivam tendo em vista os limites tênues entre erotismo, pornografia e obscenidade. Intenta-se perceber temas relacionados ao erotismo e ao feminismo como itens de empoderamento e transgressão, tanto do gênero textual quanto do gênero social, no contexto urbano contemporâneo. A argumentação teórica está fundamentada: 1) nos estudos sobre autoria feminina e sua relação com o estabelecimento do cânone literário e com a história da literatura; 2) nos estudos feministas e de gênero; 3) nos estudos sobre linguagem e erotismo na literatura, bem como sua posição limítrofe com a pornografia e a obscenidade. Consideramos que a escrita do erótico como transgressão da normatividade de gênero é um importante instrumento de ruptura das convencionalidades no universo da autoria feminina. Tradicionalmente vinculada ao exercício de escrita por autores masculinos, a ficção erótica escrita por mulheres frequentemente causa estranheza, rejeição ou desmerecimento dos projetos literários que a expressam, sendo não raro relegada à invisibilidade. Dessa forma, díades como implicitude/ explicitude ou linguagem poética/ linguagem obscena, ao lado da interpretação das escolhas lexicais e sintáticas, não raras vezes comparecem como parâmetro do erótico e seguem tensionado esse tipo de escrita, em torno do que seria uma ?voz de mulher? ou um ?texto de mulher?. O uso de figuras retóricas do erotismo e mesmo da pornografia nos interpela, nesse contexto, para uma investigação sobre os modos como a escrita erótica de mulheres tem sido interpretada pela crítica, especialmente em torno das expectativas de gênero gestadas socialmente..

 

PROJETO: Língua Brasileira de Sinais: estudos do léxico, políticas linguísticas e aspectos socioculturais

Período do projeto: 2019 - Atual

Docente: Kassia Mariano de Souza

Descrição do projeto 

É salutar a abordagem científica para qualquer língua, seja ela de modalidade oral-auditiva ou visual-espacial, como é o caso da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O léxico, como parte estruturante de uma língua, carece de abordagens teóricas e aplicadas por se constituir como parte do inventário aberto da língua, isto é, se amplia de acordo com a necessidade do ser humano em nomear e categorizar seres, objetos e espaços. Desse modo, o presente projeto se destina à Lexicologia da Libras, terminologias, toponímia, variações e modificações do signo linguístico sofridas ao longo do tempo, de modo a contemplar o caráter sociocultural da língua. Nos interessa ainda tecer discussões a respeito dos estudos políticos e socioculturais da Libras, bem como os direitos linguísticos da pessoa surda na sociedade, e, principalmente, investigar as práticas bilíngues no contexto educacional..

 

PROJETO: História e ficção na literatura latino-americana

Período do projeto: 2021 - Atual

Docente: João Batista Cardoso 

Descrição do projeto 

O presente projeto tem a prentensão de estudar, analisar e discutir a inserção da história e da política latino-americana na literatura dessa área geopolítica..

 

PROJETO: História, política e sociedade na ficção latino-americana

Período do projeto: 2015 - Atual

Docente: João Batista Cardoso 

Descrição do projeto 

O projeto mencionado neste item e seus produtos foram apresentados ao Instituto de Línguas Modernas da Universidade Marie Curie Sklodowska (UMCS) de Lublin, junto com o Departamento dos Estudos Portugueses da mesma. A partir dessa apresentação a instituição mencionada elaborou Carta de Aceite em que afirma sentir-se honrada em contar com meu nome entre os pesquisadores da instituição. A Carta de Aceite me qualifica como Pesquisador Colaborador e solicita minha ajuda a distância, utilizando recursos postos à disposição pela Internet, o encaminhamento de proposta bibliográfica, leitura de textos produzidos pelos discentes com as devidas adequações, envio de textos em forma física ou digital, o acompanhamento de discentes que, na graduação ou na pós, dependem de ajuda especializada. Por fim, faz parte do referido documento o convite para eu ministrar aulas especializadas de literatura e cultura no Departamento dos Estudos Portugueses, quando autorizado pela Universidade Federal de Goiás, hoje desmembrada com o nome de Universidade Federal de Catalão (em transição). Dessa forma, o projeto tem impacto junto à comunidade acadêmica brasileira e à comunidade acadêmica polonesa, por meio da Universidade Marie Curie Sklodowska (UMCS) de Lublin, na Polônia. Trata-se, portanto, de Pesquisa aprovada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás. Onde encontra-se cadastrada e em execução. Esta pesquisa tem o objetivo de investigar a inserção da história na ficção. A ficção, sobretudo, na América Latina tem uma íntima relação com a vida social e política do continente, cuja colonização e posterior formação dos países se deram sob a pressão de forças que, respondendo ao modo de produção capitalista, ocorreu pautada na acumulação de bens que, tanto aqui quanto em qualquer parte, não acontece sem a exploração de uns sobre os outros. Essa circunstância é responsável pelo aparecimento, na América Latina, de uma vertente estética que, à falta de melhor designação, este estudo nomeia de estética do oprimido, entendida como uma ação da literatura sobre a realidade histórico-social, na forma de uma atitude política em que o texto penetra a realidade, permitindo que o contexto aflore sua tendência imanente. Sendo que essa tendência se apresenta pelo desenho de um homem desumanizado sob o peso da exploração, que aparece na ficção como uma denúncia da intelectualidade em busca de maneiras de superação..

 

PROJETO: História, política e sociedade na ficção latino-americana

Período do projeto: 2015 - Atual

Docente: João Batista Cardoso 

Descrição do projeto 

Este projeto tem o ensejo de caracterizar a relação entre ficção e história na América Latina, no século XX, privilegiando os temas da angústia, da diáspora, da esperança, da libertação e da busca de um mundo melhor na literatura e na vida, pois são esses os temas que a realidade concreta oferece à reflexão dos intelectuais latino-americanos no período..

 

PROJETO: Um mapa da história sobre o mapa da literatura: história e hibridismo cultural na literatura latino-americana.

Período do projeto: 2006 - Atual

Docente: João Batista Cardoso 

Descrição do projeto 

Este projeto se apresenta com o escopo de estudar a literatura na América Latina em sua interação com a História. Por meio dessa interação a literatura transcendeu os limites da história oficial e, pelas trilhas poéticas e míticas que percorreu, contou a história de um povo em sua camada mais essencial, por se tratar da camada humana. Essa operação decorre do fato de que um personagem reconhecido como existente na realidade concreta, quando passa a fazer parte de um texto ficcional, torna-se ficção naquele texto. Isso decorre de sua interação com os outros personagens não reconhecidos na realidade, isto é, com personagens ficcionais, o que induz ao conceito de migração da realidade histórica para a ficcional. Ao migrar da vida para o romance, o personagem ou o acontecimento passa a ser ficcional, mas não se despe inteiramente de seu conteúdo de referencialidade, nesse momento tanto o personagem como o acontecimento conduz a História para a Literatura. O olhar crítico de cada autor sobre a realidade ? no âmbito desta pesquisa ?, analisando-a e denunciando os aspectos que levam à ruptura da relação entre os indivíduos e seu mundo imediato, onde pudesse se realizar como pessoa em sua plenitude representa uma postura estética marcada pelo espírito investigativo da modernidade no contexto cultural latino-americano. Essa postura é uma qualidade da literatura desde o Caribe até a Terra do Fogo..

 

PROJETO: Potencialidades teóricas do Círculo de Bakhtin para análise de discursos verbovocovisuais (Cadastro SAP 43359)

Período do projeto: 2016 - Atual

DocenteGrenissa Bonvino Stafuzza

Descrição do projeto 

A obra do Círculo de Bakhtin tem como contribuição primordial, não apenas para a filosofia da linguagem, mas para as áreas das ciências humanas em geral, a reflexão sobre a natureza dialógica da linguagem. Isso significa dizer que ao considerar o outro como instância de interação verbal, social e ideológica em uma dinâmica de embates, conflitos e contradições, para e na constituição do sujeito dialógico, o pensamento do Círculo estabelece uma abertura na tradição do campo da História das Ideias de como se pensar o sujeito e sua relação com a sociedade. Distante da perspectiva positivista de várias correntes da linguística do século XIX que compreendem a comunicação como um processo linear e passivo entre as funções de ?locutor? e ?ouvinte? (ou ?receptor?), a comunicação verbal pensada pelo Círculo russo mostra-se um processo bastante complexo entre falantes, situado em um dado tempo e espaço, marcadamente social. Em relação à materialidade, especialmente os escritos de Bakhtin, Medviédev e Volochínov apontam que a comunicação verbal ? realizada por meio da fala e da escrita ? apresenta-se constituída pelas instâncias verbal, visual e vocal, sendo possível o estudo da voz, da entonação, da gestualidade, da imagem etc. O termo ?verbovocovisual? tem sua origem na literatura de James Joyce, em Finnegans Wake (?verbivocovisual?; JOYCE, 1975, p.458), tendo sido apropriado pela poesia concreta nos anos 50 do século XX, por Décio Pignatari e os irmãos Campos. Ao extrair o ?verbivocovisual? da literatura joyciana, a poesia concreta ganha consciência do movimento de linguagem que se desenvolve nas esferas verbal, vocal e visual tanto na literatura, na recepção crítica e teórica, como nas performances dos poetas, músicos e artistas que dela participavam. Pignatari (1987/2005, p.21) ao explicar a noção de ritmo entende que ?é um ícone que resulta da divisão e distribuição no tempo e no espaço (...) de elementos ou eventos verbovocovisuais (...)". Nesse caso, podemos pensar a verbovocovisualidade como abordagem de análise da poesia que surge a partir de um profícuo debate teórico e experimental entre poetas, músicos, artistas e estudiosos dos campos da música, das artes plásticas e da literatura. Nos estudos de análise de discursos de corrente bakhtiniana, que nos interessa aqui, apesar de Bakhtin e seu círculo não tratarem de ?verbovocovisualidade?, nem de ?discursos verbovocovisuais? em termos, seus escritos trazem importantes contribuições para entendermos o ?verbovocovisual? como um procedimento de análise discursiva, uma vez que o discurso tomado como objeto de análise se constitui e se realiza por elementos verbais, vocais e visuais, sendo a obra do Círculo suporte para análises. Logo, a justificativa deste estudo se efetiva na medida em que nos propomos a explicitar as potencialidades teóricas da filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin para o estudo de discursos verbovocovisuais (cinematográfico, midiático, humorístico, publicitário etc.) contemporâneos. Constata-se que as pesquisas de discursos de vertente bakhtiniana dão conta do trabalho com o verbal na medida em que o verbal é bastante explícito e recorrente na obra do Círculo bakhtiniano. A emergência encontra-se em estudar de que forma o verbal aparece no pensamento do Círculo russo de modo relacionado a outras formas linguageiras como o gestual, a imagem, a entonação, a voz, o eco, a ressonância, a reverberação, a réplica, para citar alguns elementos que aparecem mencionados na obra do Círculo como imbricadas ao verbal e, para nós, salutar na e para a construção estética de todo e qualquer discurso. Nesse sentido, o presente estudo tem como intuito diagnosticar as recorrências teóricas nos/dos escritos do Círculo de Bakhtin (especialmente nos escritos de Bakhtin, Medviédev e Volochínov) que possibilitam a análise de discursos verbovocovisuais..

 

PROJETO: SUBPROJETO Residência Pedagógica - Letras Português-Ingles - Read/Write it right - Teorias e práticas de ensino e aprendizagem de língua inglesa baseadas na pedagogia dos gêneros

Período do projeto: 2020 - Atual

Docente: Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira Almeida 

Descrição do projeto 

Este subprojeto tem como objetivo oportunizar aos alunos residentes, futuros professores de Língua Inglesa, experiências didático-pedagógicas no contexto na educação básica. Serão realizadas atividades de observação e regência voltadas para o processo de ensino e aprendizagem de inglês, baseado na metodologia de ensino - Pedagogia dos Gêneros. Almeja, também, tomar a leitura e a produção de textos em inglês como parte do processo de desenvolvimento da autonomia dos residentes, investindo na formação de leitores dos mais variados gêneros textuais, discursivos, multimodais e digitais..

 

PROJETO: Um ser tão assombrado: as manifestações do gótico no regionalismo brasileiro

Período do projeto: 2018 - Atual

DocenteFabianna Simão Bellizzi Carneiro

Descrição do projeto

O alvorecer do Século XX marca a trajetória de autores brasileiros criadores de personagens pitorescos que simbolizavam o sertão ? não o sertão romantizado ou apresentado como o que o Brasil possuía de melhor, mas o interior do Brasil cujas narrativas exibiam a dura realidade e aspereza próprias do período, no qual as relações entre o progresso e o trabalho no campo apresentam-se confusas e ilegais. Tais relações mostram-se ainda mais instigantes quando comunicadas por uma escrita com nuances do fantástico, levando ao leitor temas inquietantes. O encontro entre a escrita fantástica e o regionalismo fez da produção de artistas da época algo bastante peculiar, principalmente ao expor temas que carregam um arcabouço de possibilidades envolvendo leituras sociológicas, políticas e econômicas de um período crítico no Brasil: fim do colonialismo e início do sistema industrial. Se durante o indianismo o sertão era descrito de forma a ressaltar um espaço bucólico, pueril e nativo, no Modernismo o sertão é narrado através de nuances que o Brasil não queria exibir. Dentro desse quadro objetiva-se analisar como o sertão brasileiro vem, desde o Romantismo, se mostrando como terreno fértil não apenas para o entendimento dos rumos da Literatura Brasileira e da postura das elites em relação à constituição nacional, mas também como meio de se pesquisar a manifestação do fantástico local em diálogo com a tradição gótica europeia..

 

PROJETO: HORROR, MEDO, ASSOMBRAMENTO, O INSÓLITO E O INUSITADO: MANIFESTAÇÕES DO FANTÁSTICO E SUAS VERTENTES NA LITERATURA

Período do projeto: 2018 - Atual

DocenteFabianna Simão Bellizzi Carneiro

Descrição do projeto

A demonização de culturas, países e pessoas diferentes do padrão branco cristão promovido pela mídia e por governos ocidentais observado neste início do século XXI segue o mesmo padrão observado na Idade Média, quando o preconceito era articulado a partir da iconografia do Outro. Diante deste cenário algumas perguntas surgem: De que forma o Outro na Literatura reflete o discurso ideológico contra grupos baseados no estereótipo, no etnocentrismo, na idéia de nacionalidade, na xenofobia, na misoginia, na homofobia, no racismo e no preconceito? Qual é a amplitude deste discurso dentro do contexto literário pós-moderno? Como o docente pode utilizar a reflexão sobre esses pontos no universo da sala de aula? A demonização de culturas, países e pessoas diferentes do padrão branco cristão promovido pela mídia e por governos ocidentais observado neste início do século XXI segue o mesmo padrão observado na Idade Média, quando o preconceito era articulado a partir da iconografia do Outro. Diante deste cenário algumas perguntas surgem: De que forma o Outro na Literatura reflete o discurso ideológico contra grupos baseados no estereótipo, no etnocentrismo, na idéia de nacionalidade, na xenofobia, na misoginia, na homofobia, no racismo e no preconceito? Qual é a amplitude deste discurso dentro do contexto literário pós-moderno? Como o docente pode utilizar a reflexão sobre esses pontos no universo da sala de aula?.

 

PROJETO: Estudos do Gótico

Período do projeto: 2014 - Atual

DocenteFabianna Simão Bellizzi Carneiro

Descrição do projeto

Surgida no limiar da modernidade iluminista, a literatura gótica tem se revelado duradoura como a própria modernidade dentro da qual se engendrou, o que se confirma nas sucessivas reedições e atualizações do gênero até os dias de hoje, tanto na literatura quanto nos diversos meios de comunicação. No cenário globalizado e pluralizado da contemporaneidade, categorias do Gótico exógenas ao cenário europeu, como o "American Gothic", o "Southern Gothic" e até mesmo o "Tropical Gothic", vêm ocupando espaço nos trabalhos acadêmicos em um movimento de hibridismo cultural no qual a hegemonia do centro passa a conviver com a pluralidade das margens. De "Frankenstein" a "Crepúsculo", de Horace Walpole a Lúcio Cardoso, o Grupo de Pesquisa propõe, em uma perspectiva tanto transcultural quanto transdiscursiva, um amplo espectro de estudos e leituras do Gótico em suas diversas aparições nesses 250 anos de sua permanência na literatura, na cultura e no imaginário do mundo ocidental..

 

PROJETO: Mundos possíveis do insólito ficcional

Período do projeto: 2014 - Atual

DocenteFabianna Simão Bellizzi Carneiro

Descrição do projeto

Trata-se de Projeto vinculado a (1) Grupo de Pesquisa Nós_do_Insólito: vertentes da ficção, da teoria e da crítica , certificado pela UERJ junto ao Diretório de Grupos do CNPq, sob a liderança do ProfºDrº Flavio García Queiroz de Melo. A concepção norteadora das relações de pesquisa nas redes nacional e internacional em que o projeto se insere considera, a priori, os mundos ficcionais como sendo construções conscientes, elaboradas pelo ficcionista a partir de regras que pretenda impor ao universo lúdico que tece, ao buscar, na realidade referencial, paradigmas de valores aplicáveis ao seu construto, para caracterizar personagens, espaços e tempos congruentes ou incoerentes com os padrões físicos, empíricos e científicos da sociedade em que emerge a obra. Nessa perspectiva, as narrativas literárias tanto podem coincidir com as expectativas real-naturalistas experienciadas pelo leitor ser humano de carne e osso , quanto colidir com elas, inscrevendo-se ou no sistema literário realista, ou nos sistemas não realistas, conforme o caso. O que vem se pretendendo com esta pesquisa é identificar estratégias de construção narrativa que promovem a instauração, no plano da diegese, de mundos possíveis do insólito ficcional, dissonantes dos mundos esperados pelo senso comum..

 

PROJETO: Estudos do discurso: dispositivos teóricos e práticas de análise

Período do projeto: 2013 - Atual

Docente: Erislane Rodrigues Ribeiro 

Descrição do projeto

Com a participação de pesquisadores, alunos graduandos (bolsistas e voluntários) dos Cursos de Letras Português e Português e Inglês e pós-graduandos do Mestrado em Estudos da Linguagem do Departamento de Letras ? CAC/UFG, este projeto tem o propósito de investigar as bases teórico-metodológicas da Análise do discurso de linha francesa (AD) (derivada das pesquisas de Michel Pêcheux, Michel Foucault e Mikhail Bakhtin) e da Análise dialógica do discurso do Círculo de Bakhtin, procurando aplicar seus conceitos e categorias no exame de distintas materialidades..

 

PROJETO: Ressonâncias discursivas sobre a linguagem e as línguas em corpora midiáticos e pedagógicos - SAP 39585

Período do projeto: 2013 - Atual

Docente: Erislane Rodrigues Ribeiro 

Descrição do projeto

Ocupando-se em descrever e explicar os diversos níveis de análise linguística: fonético, fonológico, morfológico, sintático, semântico, pragmático e discursivo e identificando-se com diferentes objetos de investigação, dentre eles: a langue, a variação, a mudança e o uso, os estudos linguísticos têm se firmado cada vez mais como um campo de pesquisas sólido e suas investigações têm repercutido, cotidianamente, em distintos campos, dentre os quais se destacam o pedagógico e o midiático. Nesta direção, este projeto de pesquisa tem, como principal objetivo, investigar como, quando e sob que condições discursos sobre a linguagem e as línguas produzidos pelos estudos linguísticos têm ressoado em textos produzidos nos campos da mídia e da educação. Para que a pesquisa seja executada, são propostos planos de trabalho específicos que são desenvolvidos pelas pesquisadoras do projeto, por graduandos (bolsistas e voluntários) do Curso de Letras e pós-graduandos do Mestrado em Estudos da Linguagem do Departamento de Letras ? CAC/UFG. Para o desenvolvimento da mesma, a fundamentação teórica adotada advirá de duas perspectivas teóricas principalmente: os estudos desenvolvidos pelo Círculo de Bakhtin e a Análise do discurso de linha francesa (AD)..

 

PROJETO: Da margem ao centro: discursos sobre as minorias nas mídias sociais - SAP: 43618

Período do projeto: 2016 - Atual

Docente: Erislane Rodrigues Ribeiro 

Descrição do projeto

Campanhas promovidas por organizações e associações em defesa dos direitos de pessoas marginalizadas, datas comemorativas que homenageiam sujeitos à margem do seio social, além de outros acontecimentos, costumam suscitar a escrita de muitos textos que se tornam públicos graças à mídia, incluindo as mídias sociais. Tais textos se constituem uma rica materialidade onde podem ser identificados e analisados, com base em fundamentos teóricos desenvolvidos pelos estudos do discurso, notadamente pela AD e pela ADD, discursos vários, uns contrários à exclusão de certos sujeitos e outros favoráveis a ela. Neste sentido, com este projeto de pesquisa, pretende-se desenvolver e orientar estudos com o objetivo de identificar, em gêneros discursivos do Facebook, do Youtube, do Twitter, dentre outras mídias sociais, os discursos correntes sobre a mulher, o homossexual, o negro, a pessoa com deficiência e outros sujeitos marginalizados socialmente, visando analisá-los e caracterizá-los..

 

PROJETO: Cartografias do Discurso: as práticas de confissão e os dispositivos nos discursos dos homens infames

Período do projeto: 2017 - Atual

Docente: Bruno Franceschini 

Descrição do projeto

Este projeto de pesquisa tem como proposta desenvolver o conceito de dispositivo tendo em vista o processo de constituição identitária de sujeitos marginalizados em situação de exclusão social por questões de raça, de gênero, sociais, por serem sujeitos com necessidades especiais, dentre outras formas de marginalização, por meio das práticas de confissão e da escrita de si na mídia e também por meio de entrevistas. Nos estudos empreendidos por Michel Foucault, uma das principais questões desenvolvidas refere-se ao sujeito, a como o homem é subjetivado, o processo pelo qual se torna sujeito por meio de discursos. Para tanto, este projeto tem por objetivo desenvolver o conceito de dispositivo no que diz respeito aos processos de subjetivação, considerando o binômio saber-poder. Observa-se que essa relação implica o funcionamento de práticas discursivas e, consequentemente, a produção e circulação de discursos, bem como a governamentalidade desses sujeitos em situação de exclusão por diferentes instituições. Por fim, este projeto procura apresentar contribuições aos estudos do discurso naquilo que diz respeito ao conceito de dispositivo, uma vez que este conceito é produto de ações e de relações e de níveis diversos, e mobiliza diferentes ordens e domínios discursivos, tendo em vista os processos de subjetivação dos sujeitos em situação de exclusão e as formas de resistência desses sujeitos nas instituições em que circulam..

 

PROJETO: Aspectos linguísticos característicos dos discursos políticos na atualidade e seu funcionamento na constituição dos sujeitos? / ?Aspectos lingüísticos característicos de los discursos políticos en la actualidad y su funcionamiento en la construcción de su

Período do projeto: 2020 - Atual

Docente: Antônio Fernandes Júnior

Descrição do projeto

Este projeto se propõe a reunir trabalhos desenvolvidos por pesquisadores de várias universidades, e de vários países, com o objetivo de coordenar e promover o levantamento e a análise do funcionamento de aspectos linguísticos característicos dos discursos políticos atuais nos países latino-americanos. Diante da amplitude de questões abordadas nos estudos discursivos, este projeto dedica-se exclusivamente à investigação de aspectos linguísticos que têm emergido nos discursos políticos atuais. Referimo-nos à presença de expressões linguísticas de caráter lexical, sintático, semântico. Nossa proposição visa a instigar o levantamento e o estudo específico de aspectos linguísticos na caracterização dos discursos políticos atuais e na constituição dos sujeitos discursivos. A integração dos estudos desses aspectos realizados em diferentes países da América Latina é importante para explicitar semelhanças e diferenças na constituição e funcionamento dos discursos políticos na atualidade e explicitar alterações concernentes ao uso da língua na constituição dos discursos..

 

PROJETO: DISPOSITIVOS DE PODER E PRÁTICAS DE SUBJETIVAÇÃO NA ATUALIDADE

Período do projeto: 2015 - Atual

Docente: Antônio Fernandes Júnior

Descrição do projeto

Em muitas esferas sociais, deparamos com discursos (ou práticas discursivas), como no campo da música, por exemplo, que criticam, resistem e/ou contestam a lógica da produtividade voltada para a visibilidade e manutenção de alto status social. Esses discursos, ao mesmo tempo em que se caracterizam por tal resistência, materializam-se nos produtos que integram e/ou visam a integrar certa produtividade vislumbrando visibilidade social. Diante disso, este projeto tem como meta problematizar como determinados discursos e dispositivos de poder, opõe-se à lógica da produtividade, status e visibilidade social e atuam na produção de sujeitos na atualidade. Para tanto, pretendemos estudar a conexão entre o conceito de discurso e dispositivos de poder em Michel Foucault e sua articulação com Análise do Discurso a partir de enunciados de diferentes produções contemporâneas, tais como letras de músicas de alguns compositores de destaque (Arnaldo Antunes, André Abujamra, Itamar Assumpção, Zeca Baleiro, etc), peças publicitárias, vídeos do youtube, dentre outros que poderão aparecer ao longo da pesquisa. Para o cumprimento desta proposta, mobilazaremos conceitos da Análise do Discurso de Linha Francesa que tem com a obra de Michel Foucault um diálogo mais estreito. Em especial, rastrearemos na obra desse pensador os conceitos de enunciado, discurso, dispositivo e práticas de subjetivação, tendo em vista sua proficuidade com a Análise do Discurso..

 

PROJETO: MULTISSEMIOSES, MULTILETRAMENTOS E MULTICULTURALISMOS NA CONSTITUIÇÃO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS: INTERFACES TEÓRICO-PRÁTICAS

Período do projeto: 2018 - Atual

Docente: Anair Valênia Martins Dias

Descrição do projeto

Frente à realidade que se apresenta na contemporaneidade, em que se observam mudanças nas mais diferentes esferas da vida, e tomando por referência a proposição do New London Group de que é na escola que os sujeitos têm a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos, rompendo as barreiras impostas pelas diferenças e pela rapidez com que as mudanças se processam, propõem-se, neste Projeto de Pesquisa, reflexões e investigações acerca dos multiculturalismos, dos multiletramentos, das multissemioses e dos gêneros discursivos. Como pressuposto teórico, tomam-se as perspectivas teóricas de Garcia-Canclini (2015) e Bhabha (2013) para refletir acerca dos multiculturalismos; Bakhtin (2003[1952-1953]; 1997) para discutir sobre os gêneros discursivos; de Kalantzis; Cope (2006), (2003); Myers, Hammett, Mckillop (1998) e de Rojo (2009) para refletir sobre os multiletramentos; Kress e van Leeuwen (1996,2006), Turkle (1995) e Santaella (2013; 2007) para discutir sobre as multissemioses. Pretende-se, então, investigar os mais diversos gêneros (cânones ou contemporâneos), buscando entender as suas constituições sob as perspectivas teóricas propostas, quais seja, multiletramentos, multiculturalismos e multissemioses..

 

PROJETO: SUBPROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ? RP CURSO LETRAS PORTUGUÊS ? REGIONAL CATALÃO

Período do projeto: 2018 - Atual

Docente: Anair Valênia Martins Dias

Descrição do projeto

 A presente proposta tem por objetivo principal oportunizar aos alunos residentes, futuros professores de Língua Portuguesa, o envolvimento em ações didático-pedagógicas que os coloquem em contato direto com o cotidiano escolar, fazendo com que vivenciem as idiossincrasias escolares contemporânea..

 

PROJETO: LETRAMENTOS DIGITAIS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

Período do projeto: 2018 - Atual

Docente: Anair Valênia Martins Dias

Descrição do projeto

Com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) espera-se que o aluno deva ser capaz de compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as práticas escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. Essa competência a ser trabalhada na escola ressalta a importância da tecnologia e reafirma a necessidade de a escola fomentar no estudante o domínio do universo digital, sendo capaz de usar de maneira ética diversas ferramentas tecnológicas (móveis) digitais. Mas o que pensam os professores a respeito da inserção de smartphones e equipamentos similares (conectados à internet) em sala de aula? Como encaram o desafio de ensinar língua portuguesa valorizando o universo digital? O projeto de pesquisa visa possibilitar o estudo das práticas de ensino, especialmente dispositivos de mídia locativa, em escolas públicas estaduais de ensino fundamental em Uberaba e Uberlândia (MG) identificando as concepções e práticas dos professores de língua portuguesa (no dia a dia e em sala de aula) buscando explicitar os sentidos e pontos críticos que precisam ser melhorados, produzir e socializar protótipos digitais para ensino de língua portuguesa, contribuir para a formação continuada de professores e efetivação das tecnologias nas escolas..

 

PROJETO: GÊNEROS DO DISCURSO, MULTISSEMIOSES E MULTILETRAMENTOS: INTERFACES TEÓRICO-PRÁTICAS

Período do projeto: 2014 - Atual

Docente: Anair Valênia Martins Dias

Descrição do projeto

Este projeto de pesquisa de base qualitativa, teórica e prática, no campo dos estudos sobre os multiletramentos e as multissemioses, tem como cerne de suas investigações questões que consideram a circulação dos gêneros (cânones ou contemporâneos), bem como a sua constituição nas práticas sociais dos sujeitos. Frente à realidade que se apresenta na contemporaneidade, em que se observam mudanças nas mais diferentes esferas da vida, e tomando por referência a proposição do New London Group de que é na escola que os sujeitos têm a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos, rompendo as barreiras impostas pelas diferenças e pela rapidez com que as mudanças se processam, uma reflexão e investigação sobre os gêneros discursivos, os multiletramentos e as multissemioses tornam-se relevantes. Como pressuposto teórico, tomam-se as perspectivas teóricas de Bakhtin (2003[1952-1953]; 1997) e de Bronckart (2003) para discutir sobre os gêneros discursivos; de Kalantzis; Cope (2006), (2003); MYERS, HAMMETT, McKILLOP (1998) e de Rojo (2009) para refletir sobre os multiletramentos; Turkle (1995) e Santaella (2013; 2007) para discutir sobre as multissemioses. Pretende-se, então, investigar os mais diversos gêneros que circulam socialmente na contemporaneidade, buscando entender as suas constituições multissemióticas. Além disso, pesquisar as formas de interação entre os sujeitos e os gêneros, os multiletramentos requeridos por eles, bem como as produções de sentidos efetivadas nos processos de recepção e de produção em ambiente escolar..

 

PROJETO: GEGDEL - Grupo de Pesquisa Gênero Discursivo e Ensino de Língua

Período do projeto: 2014 - Atual

Docente: Anair Valênia Martins Dias

Descrição do projeto

Em alguns contextos educacionais, a educação linguística tem sido desenvolvida objetivando o ensino dos gêneros discursivos. No Brasil, essa proposta passou a circular mais amplamente na esfera escolar após a publicação e divulgação dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Fundamental II. Tomando como parâmetro a organização das atividades realizadas pelo ser humano em torno de esferas de comunicação, Bakhtin (2003[1952-1953], p. 279) define os gêneros como tipos relativamente estáveis de enunciados. Embora sejam produções individuais constituem-se atrelados sistematicamente às esferas de atividades desenvolvidas pelos sujeitos. Assim, espera-se capacitar alunos e professores para o desenvolvimento de projetos de ensino e aprendizagem nas escolas de Ensino Fundamental II envolvendo as temáticas discutidas no grupo, além de propiciar um espaço de reflexão teórico-metodológica..

 

PROJETO: Do Fantástico Aos Fantásticos: Facetas Do Insólito Na Contemporaneidade

Período do projeto: 2016 - atual 

Docente: Alexander Meireles da Silva

Descrição do projeto

Horror, Fantasia, Gótico, Fantástico, Ficção Científica, Realismo Mágico, Realismo Maravilhoso, Real Maravilhoso, Weird, Neofantástico, New Weird, Interstitial Fiction , Slipstream... A multiplicidade de narrativas vinculadas ao insólito ao longo dos séculos, sempre em alinhamento crítico com seu zeitgeist atesta a colocação de Jorge Luis Borges em â??El arte narrativo y la magiaâ?? (1932) de que o fantástico é um elemento presente no imaginário humano desde o alvorecer da Literatura. Mas o que seria esse â??fantásticoâ?? mencionado pelo escritor argentino? Ou será que na verdade teríamos â??fantásticos? a serem entendidos? Como estas histórias se constituem? Quais são os seus limites estéticos? Como a cultura brasileira interfere na manifestação do fantástico em nossa letras nacionais? As limitadas e/ou conflitantes respostas oferecidas por diferentes teóricos e escritores sobre o termo desde o século dezenove demonstram que esta expressão artística, uma das expressivas atualmente dada sua presença também em outros meios como o Cinema e os Quadrinhos, ainda necessita de estudos acadêmicos capazes de compreender suas particularidades dentro do campo dos gêneros literários, incluindo ai as transformações pelas quais a literatura fantástica vem sofrendo no ambiente finissecular do século vinte para o vinte e um, indo ao encontro dos debates vigetes na contemporaneidade É dentro deste quadro que o presente projeto de pesquisa se coloca, tendo como objetivo principal investigar as fronteiras literárias das vertentes do modo fantástico, entendidas como a Fantasia, o Gótico, a Ficção Científica e o Realismo Mágico, focando principalmente nas manifestações do fantástico a partir de fim do século dezenove, tais como Weird, Neofantástico, New Weird, Interstitial Fiction e Slipstream na sua expressão anglo-americana e brasileira, partindo da proposta de investigá-los como possíveis gêneros autônomos ou como conceitos que apresentam sinonímia entre eles..

Linha de Pesquisa: Literatura, Memória e Identidade

 

PROJETO: Museu Virtual da Escravidão Negra em Goiás (MUVEN)

Período do projeto (pesquisa e inovação): 01/11/2019 a 31/12/2023

Parceria internacional com a Cátedra da Unesco de Patrimônio Imaterial/Universidade de Évora

Responsáveis: Mª Helena (coordenadora) e Vanessa Regina (colaboradora interna), Jason Hugo de Paula (IFG- colaborador externo) e Maria Filomena Gonçalves (UÉ-PT- colaboradora externa)

 

PROJETO: Áfricas em diálogos (DIÁFRICAS)

Período: 03/02/2020 a 31/12/2024

Parceria internacional com diferentes instituições de pesquisa, ensino, cultura e não governamentais de países africanos e do Brasil para ações de pesquisa, consultoria e assessoria, extensão, projetos sociais e humanitários, formação de lideranças.

Responsáveis: Mª Helena (coordenadora), Vanessa Regina (colaboradora) e colaboradores de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, Benin, IESA-UFG, IFG, Escola Portuguesa de Moçambique

 

PROJETO: Vestígios da história da língua portuguesa em Goiás: edição e estudo de manuscritos cartoriais do séc. XVIII ao XX

Período: até 31/08/2020.

Responsável: Vanessa Regina

 

PROJETO: Língua Brasileira de Sinais: estudos do léxico, políticas linguísticas e aspectos socioculturais

Período do projeto: 01/02/2020 a 01/02/2024

Docente: Kássia Mariano de Souza

 

PROJETO: Formação docente e cooperação internacional com assistentes dos EUA no curso de Letras da UFCAT.

Ano Início: 2020

Docente: Viviane Cabral Bengezen

Descrição do Projeto:

O projeto selecionado, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Viviane Bengezen – PPGEL – UAELL e vice coordenação do Prof. Dr. Bruno Franceschini – PPGEL – UAELL, tem como foco a melhoria da formação dos professores de inglês no curso de Letras da UAELL e contará com o auxílio de assistentes de ensino estadunidenses – English Teaching Assistants (ETAs). Com início previsto para março de 2020, o projeto terá três anos de duração, incluindo dois ETAs por ano. Os ETAs são cidadãos dos Estados Unidos, recém-graduados, com experiência em ambiente educacional e em ensino em sala de aula. Os 80 ETAs participantes do programa a cada ano serão selecionados pela Fulbright nos EUA e ficarão no Brasil de março a novembro de 2020, 2021 e 2022.

 

PROJETO: Duas veredas para uma mesma travessia: gênero e memória em literatura infanto-juvenil

Ano Início: 2010                                                    Período de prorrogação: até 31/12/2024

Docente: Silvana Augusta Barbosa Carrijo

Descrição do projeto

Numa perspectiva teórica interdisciplinar, o projeto tem por objetivo investigar como se articulam os temas da memória e das questões políticas de gênero (gender) em obras literárias potencialmente produzidas para o público infantil e juvenil. Nessa perspectiva, acionando um corpus de análise formado por obras produzidas a partir das duas últimas décadas do século XX, procuraremos examinar 1) como os textos literários são produzidos e recebidos como constructos ideológicos que ora conservam ora transgridem cosmovisões tradicionais ou androcêntricas relacionadas a cada identidade de gênero ; 2) como se efetua, no interior do texto literário, o amálgama entre memória e imaginação, investigando também a identidade dos sujeitos recordantes e o pacto (contrato) de leitura estabelecido. Assim procedendo, o projeto pretende evidenciar como os temas da memória e das questões de gênero, longe de se constituirem prerrogativa temática de obras potencialmente voltadas ao público adulto, infiltram-se também como problemáticas existenciais e hermenêuticas contempladas por obras da literatura infantil e juvenil brasileira contemporânea.

Linha de Pesquisa: Literatura, Memória e Identidade

 

PROJETO: Em busca da memória perdida: estudos sobre escravidão em Goiás

Ano Início: 2010 - atual

Docentes: Maria Helena de Paula e Alexander Meireles da Silva

Descrição do projeto

Projeto de pesquisa que se configura a partir de três motivações nos estudos da linguagem: resgatar (acessar, digitalizar, ler e editar) e fazer conhecer (descrever, analisar e divulgar) manuscritos originais sobre a escravidão em Goiás, em especial nas localidades em que autoridades ainda hoje insistem não ter havido tal prática; estabelecer uma relação entre a História documentada nos manuscritos e a representação de tipos negros na literatura brasileira coetânea à escravidão, com o fim de se evidenciar a relação entre a história (a descrição dos tipos humanos negrosapresentados ao longo dos documentos) e a estética literária; propor análises do sujeito escravo, do ponto de vista das tramas discursivas, que sustentam subjetividades escravas e as instauram em Goiás.

Linha de Pesquisa: Língua, Linguagens e Cultura