Weby shortcut
UAELL

Centro de Línguas

Atualizado em 19/11/14 18:28.

Logo Centro de Línguas UFG/RC 

Profa. Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira Almeida

Atualmente, o acelerado processo de globalização econômica e cultural tem gerado a necessidade de competências específicas em línguas e culturas estrangeiras para os mais variados segmentos, não se restringindo às tradicionais áreas ligadas ao comércio internacional. Sem dúvida, do ponto de vista da comunicação, os limites do mundo hoje são mais estreitos. A agilidade dos meios de comunicação e das campanhas internacionais, como competições esportivas, intercâmbios culturais e comerciais, turismo internacional, unem os povos cada vez mais. A humanidade passou a experimentar outra grande mudança produzida pela revolução da informática que redefiniu o modo de trabalhar, estudar e principalmente comunicar. Portanto, durante essas últimas décadas, adquirir conhecimentos em línguas estrangeiras tornou-se imprescindível. 

É considerando essa necessidade, que o Projeto de Extensão de Língua Estrangeira foi criado em 1997 na Regional Catalão pelo curso de Letras, com o objetivo de possibilitar à comunidade interna (alunos, professores, servidores técnicos-administrativos e seus dependentes diretos) e externa o aprendizado de línguas estrangeiras, oferecendo no início de suas atividades os cursos de inglês, francês, espanhol; passando a ser chamado Centro de Línguas a partir de 2004. Em 2010 o leque de oferta de cursos livres de idiomas aumentou com a inclusão de alemão, japonês, inglês instrumental e Libras, sendo este  último um modo do projeto aderir às práticas inclusivas no âmbito educacional e estender seu alcance no que concerne à comunicação e suas dimensões interacionais. 

Desde 2009 o Centro de Línguas (CL) ampliou suas atividades devido ao início, na esfera da graduação, da Licenciatura Plena em Português e Inglês, o que trouxe a este projeto de extensão o trabalho de doutores em Língua Inglesa, Literaturas de Língua Inglesa e em Linguistica Aplicada ao ensino de línguas, além de tornar o Centro de Línguas um espaço para a prática do futuro docente de língua inglesa. Sob a supervisão destes profissionais, desde 2009 o Centro de Línguas vem também realizando exames de suficiência em línguas estrangeiras (Língua Inglesa, Língua Francesa e Língua Espanhola) visando atender a demanda apresentada pela comunidade interna da UFG, na forma dos programas de pós-graduação stricto sensu existentes, e pelo público externo, que pretende ingressar em programas de pós-graduação stricto sensu de diferentes instituições de ensino superior que apresentam o exame de suficiência como uma das etapas de seus processos seletivos. A aprovação em 2010 do Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem do Departamento de Letras da UFG - Campus Catalão, com início das atividades no segundo semestre de 2011, vem consolidar ainda mais esta ação do Centro de Línguas.    

Desde 2014, novo desafio foi proposto ao Centro de Línguas após se tornar um Centro Aplicador do TOEFL vinculado ao Programa Governamental Inglês sem Fronteiras.

Face ao que foi exposto, cabe reiterar que este projeto de extensão se configura como um espaço fundamental onde graduandos de Letras ou mesmo de outros cursos de graduação do Campus, exercitarão seus conhecimentos teórico-linguísticos e entrarão em contato com a atividade docente, propiciando, dessa forma, uma melhor preparação para o futuro ingresso no mercado de trabalho, além de ser um centro mediador, da aquisição, a baixo custo e de qualidade, de um segundo idioma à comunidade interna e externa desse campus da Universidade Federal de Goiás.

Listar Todas Voltar