Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
UAELL

Egressos

Atualizado em 21/11/14 23:35.

 

A preocupação com a carreira acadêmica e profissional de nossos alunos não se restringe ao período em que eles estão conosco no curso de Letras.

Saber onde andam nossos ex-alunos e ex-orientandos nos ajuda a repensar nossa prática e saberes na formação de futuros profissionais de Letras, além de servir de incentivo aos alunos ainda em curso sobre a escolha profissional deles.

De fato, desde 1986, o Curso de Letras da UFG em Catalão tem sido responsável pela formação de 25 turmas de licenciado/as em Letras (Português; Português e Inglês). Por ser um dos cursos que “possibilitou” que a UFG se interiorizasse, na sua história de lutas e conquistas muitos de seus egressos são, hoje, professores de renomadas universidades do Brasil, além de representarem aproximadamente 90% de professores/as de língua portuguesa na rede de educação básica da região, 100% dos secretários executivos da UFG/Catalão e representativa parcela de docentes e técnicos em Institutos Federais da região. A rede privada de ensino de língua inglesa na região também tem buscado entre os egressos do Curso de Letras – Português e Inglês mão de obra qualificada. A qualidade da formação dos egressos se comprova em conquista de prêmios nacionais instituídos por empresas/secretarias/ministérios  no âmbito do ensino. O potencial dos cursos de Letras da UFG/Catalão na formação de pesquisadores também é significativo quando se observa, por exemplo, que das 11 edições do Prêmio de Iniciação Científica em Letras, Linguística e Artes, instituído na UFG em 2003, os cursos de Letras da Regional Catalão conquistaram 5 deles (2005, 2007, 2009, 2012, 2013), disputando com outros 9 cursos de Letras oferecidos em toda a UFG, além dos cursos de Artes. Em 2013, dois egressos do curso de Letras – Português e Inglês conquistaram o 1º. e o 3º. lugares no I Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência (Rayne de Mesquita Rezende e Jozimar Luciovanio Bernardo, respectivamente).

Abaixo segue depoimentos de alguns ex-alunos do curso Português e do curso Português e Inglês da Regional Catalão: 

 

Ionice Barbosa Campos

"Ter cursado Letras na UFG-Regional Catalão foi um importante passo para minha formação e vida profissional. Não é por acaso que hoje faço parte dessa equipe de professores competentes e incentivadores da educação, pesquisa e extensão. Sou fruto desse departamento/curso. Como professora substituta, sinto-me ao mesmo tempo em casa e com a responsabilidade de dar prosseguimento às atividades até aqui desempenhadas por essa unidade".

Ionice Barbosa de Campos - Formada na XIX turma do Curso de Letras Português - 2007.

 

                                                                         Letícia Stacciarini

"Por intermédio da minha formação em Letras (Português/Inglês) pude buscar a realização de um sonho, qual seja o de me tornar uma professora. Desde a conclusão do curso não interrompi os estudos e sou muito grata à Instituição, aos docentes e funcionários pelos frutos que tenho colhido nesta trajetória. Trabalhei como professora substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro/Campus Patrocínio por aproximadamente um ano e meio. Após a realização de outro concurso público, fui nomeada para tomar posse, em caráter efetivo, no Quadro de Pessoal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano e, atualmente, ministro aulas no Campus Urutaí. Além disso, encontro-me na fase final do Mestrado em Estudos da Linguagem também na Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão, onde tudo começou".

Letícia Santana Stacciarini - Formada na I turma do Curso de Letras (Português/Inglês) - 2012

                                                   

 

Luciana Borges

"O curso de Letras foi fundamental para a definição da minha trajetória profissional, uma vez que foi a partir do ingresso no curso que pude consolidar a afinidade já existente com a literatura, apreendendo a dimensão acadêmica dos estudos literários e escolhendo esse campo de atuação para as minhas pesquisas futuras. Integrar hoje o corpo docente efetivo é também uma forma de reconhecimento por tudo que o curso e a UFG me proporcionaram em termos de formação identitária e intelectual. Sem ter cursado Letras eu não seria quem sou."

Profa. Dra. Luciana Borges - Professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Unidade Acadêmica de Letras e Linguística da Regional Catalão. Formada na turma de 1995 do curso de Letras Português da Regional Catalão. 

 

 

                                                                          Flavia Freitas de Almeida 

"Desde ainda criança eu era apaixonada por linguagem. Como qualquer criança, eu tinha curiosidade em sotaques ou alguma palavra diferente, além de sempre questionar o professor o porquê de não escrever como eu bem falava. A leitura foi presente em toda minha infância e juventude. Eu lia por prazer, por curiosidade. Amo textos, enredos fílmicos, música. Fiquei conhecida por escrever bem, mas não de forma literata e poética como alguns dos meus bons colegas da área. Letras não foi o primeiro desejo, e sim jornalismo, acreditei que fazendo Letras estaria mais perto do que desejava, mas o curso se tornou "um caso de amor e não-ódio" tornei-me bolsista PROLICEN, bem como ingressei no projeto de extensão Centro de Línguas e logo me envolvi com eventos. Tudo isso fez de mim professora e pesquisadora. E descobri que esse era a única profissão que, de fato, eu seguira com prazer. E sigo. Sou professora e auxiliar de coordenação, além de continuar os meus estudos e pesquisas em linguística."

Flavia Freitas de OliveiraGraduou-se  em  Letras  Português (2006 - 2009). É  professora  de  língua  portuguesa  em  escolas  da rede  particular  e  língua inglesa no Centro de Línguas CAC/UFG. Mestre  em  Estudos  da  Linguagem  pela  Universidade  Federal  de Goiás (2011 - 2013 ). Doutoranda pela Universidade Federal de Uberlândia -  em estudos linguístico

 

 

Jozimar Luciovanio Bernardo

"Cursar Letras (português e inglês) na UFG/Regional Catalão significou a oportunidade de conhecer múltiplas possibilidades de atuação na área. Em um processo de muita aprendizagem, tanto profissional quanto pessoal, e de reflexão acerca das línguas em suas diversas manifestações, descobri meu gosto pela pesquisa em estudos da linguagem, especialmente, pelos estudos da língua a partir das bases de conhecimento da cultura. Entre outros motivos, é por esse fascínio que, hoje, estou em via de concluir o Mestrado em Estudos da Linguagem na mesma instituição. Ademais, atualmente, graças aos conhecimentos obtidos e aprimorados nessa importante fase da minha formação, também me dedico aos trabalhos de revisão, edição e normalização de textos. Por todas essas conquistas, aos meus mestres e demais profissionais da Universidade, o meu muito obrigado."

Jozimar Luciovanio Bernardo - Formado na I turma do Curso de Letras Português e Inglês - 2012

 

 

                                                                          Silvana

Profa. Dra. Sivana Augusta Barbosa Carrijo - Formada no curso de Letras Português da Regional Catalão na turma de 1995. Fez Mestrado e Doutorado na UFG, sendo que como parte das atividades de doutoramento, realizou Estágio de Doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris-Fr. Como parte das atividades de pós-doutoramento, realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Santiago de Compostela-ES. Atualmente é docente do Curso de Letras da UFG - Regional de Catalão e professora do Mestrado em Estudos da Linguagem na mesma instituição.

 

 

Jaciara Mesquita Rosa

"O curso Letras-Português não foi minha primeira escolha profissional, também sou formada em Comunicação Social, mas sempre soube que devia fazê lo. Ao voltar a Catalão, depois de oito anos trabalhando em emissoras de TV, com produção, reportagem e edição de texto, chegara o momento de me emaranhar pelo mundo das letras.  O que aprimorou minha formação profissional e me deu uma visão mais ampla e cultural sobre o mundo, me atrevi até a fazer mestrado em Estudos da Linguagem, também nessa Regional. Hoje continuo "brincando" com as letras, atualmente dou aulas de Francês, na escola de idiomas, Letra Mundo e sou assistente executiva do diretor de RH da Mitsubishi. O curso de Letras e seus desdobramentos fizeram a diferença".

Jaciara Mesquita Rosa - Formada em 2009 no curso Português da UFG - Regional Catalão. Mestre em Estudos da Linguagem pela mesma instituição 

 

 

                                                                          Aline Silvério

"Ter formado no curso de Letras Português e Inglês na UFG- Regional Catalão me possibilitou trabalhar atualmente como professora e colocar em prática o conhecimento adquirido durante a minha formação, ao longo desse tempo pude amadurecer como pessoa para hoje ser uma profissional da área. Não pretendo para com os estudos e estou ciente de que a graduação foi o primeiro passo dessa jornada."

Aline Silvério de Freitas - Formada no curso Português e Inglês na turma 2013. É professora de Língua Inglesa na escola de idiomas International House, em Catalão.

 

 

 Fabianna Simão Bellizzi Carneiro

"Trabalhei, durante muitos anos, em uma empresa privada e ao me mudar para Catalão resolvi pôr em prática um antigo desejo: a Docência. Encantei-me, desde o primeiro semestre, pelo quadro de Docentes da Graduação em Letras da Regional Catalão - profissionais dedicados e altamente qualificados. A estrutura do curso nada deixa a desejar em relação a outros cursos de renomadas universidades brasileiras. Frequentei outras universidades e pude notar isso. Também no Curso de Letras da Regional Catalão fiz o Mestrado em Estudos da Linguagem, que me abriu uma porta ainda maior: o Doutorado em Literatura Comparada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Hoje afirmo, com toda segurança, que graças ao Curso de Letras pude iniciar uma nova etapa profissional em minha vida. Atualmente sou professora substituta do Departamento e me sinto feliz e orgulhosa por ser colega dos profissionais que me guiaram rumo a esta bela profissão."

Fabianna Simão Bellizzi Carneiro - Formada na turma 2011 do curso Português. 

 

                                                                         Rayne Mesquita 

"Ter sido aluna do curso de Letras habilitação Português e Inglês, me permitiu conhecer as atribuições do profissional que tem a língua(gem) materna e também estrangeira como instrumento de trabalho. Durante a graduação, a participação em projetos de iniciação científica (PIBIC/Af - 2010-2011 e PIVIC -2011-2012) prática bastante divulgada e incentivada pelos docentes desta unidade, me fez ter a certeza de que quero seguir a carreira acadêmica, atuando como pesquisadora e docente no ensino superior (preferencialmente em instituição federal). Atualmente, sou discente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PMEL – UFG/ Regional Catalão) e pretendo continuar  desenvolvendo meu trabalho/ pesquisa no âmbito da pós-graduação na área de Linguística (subárea de Lexicologia e Lexicografia) até estar apta para realizar meu objetivo profissional".

Rayne Mesquita de Rezende - Formada na II turma do curso de Letras - Habilitação Português e Inglês / 2013 da UFG – Regional Catalão.

Listar Todas Voltar