lingua kumbundu

INSTITUTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM OFERECERÁ “III CURSO DE LÍNGUA E CULTURA KIMBUNDU”

O Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão (IEL/UFCat), realizará o "III Curso de Língua e Cultura Kimbundu", ação de extensão promovida pelo realizada por pesquisadores do Laboratório de Estudos do Léxico Filologia e Sociolinguística (LALELFIL), com vistas à internacionalização da extensão realizada em nossa Universidade.

Nesta 3ª edição do curso, coordenado pela Profª Maria Helena de Paula, docente do IEL e atuando no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), e ministrado pelo Prof. Ezequiel Pedro José Bernardo, que também é chefe de Secção de Investigação Científica e Pós-graduação do Instituto Superior de Educação de Cabinda, em Angola, serão abordadas as principais características do Kimbundu, na perspectiva da inter-relação com a cultura Kimbundu e focará na discussão de como o Kimbundu tem contribuído para a constituição do português usado no Brasil.

Para Prof. Ezequiel Bernardo, falante nativo do Kimbundu, “estreitar os laços com pesquisadores de Catalão e região, mais uma vez, já que esta é a terceira edição do nosso Curso de Língua e Cultura Kimbundu, será oportunidade de fazer conhecer ao povo de Goiás como Angola, e África de modo geral, está presente no Brasil, nas suas cores, nas músicas que fazem, na língua que usam aqui”.

A Profª Maria Helena ressalta a importância do curso porque “esta é uma oportunidade, dentre muitas, de conhecermos as culturas africanas que nos alicerçam como Brasil, de conhecer um país a partir de sua língua, que guarda a memória ancestral da sua gente, da gente que veio para o Brasil compor a língua portuguesa que falamos aqui. É uma forma de nos conhecermos, afinal”.

Para a diretora do IEL/UFCAT, Profª Vanessa Regina Duarte Xavier, cursos sobre culturas e línguas africanas “promovem formação, divulgação e atualização do conhecimento sobre a participação de África na identidade e história do Brasil”. A coordenadora do curso relembra que pesquisadores do LALEFIL vêm fazendo, nos últimos anos, diferentes projetos de extensão, pesquisa e ensino sobre línguas e culturas de África e que esta 3ª edição do Curso de Língua e Cultura Kimbundu estreitará ações de parceria com o ISCED de Cabinda/Angola.

O Curso será presencial e ocorrerá no Miniauditório Congadas da UFCAT, nos dias 26 de maio e 02 e 16 de junho. Para participar do curso, preciso se inscrever no link: https://docs.google.com/forms/d/14nRuHlypbNrdA7keBKPtkImllCGFikTO1ueqlMb0dvU/edit

lingua kumbundu