Logo Fulbright

Formação docente e cooperação internacional com assistentes dos EUA no curso de Letras da UFCAT

A UFCAT foi selecionada para o Programa CAPES/Fulbright English Teaching Assistant (ETA), Edital 16/2019. O projeto selecionado, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Viviane Bengezen – PPGEL – UAELL e vice coordenação do Prof. Dr. Bruno Franceschini – PPGEL – UAELL, tem como foco a melhoria da formação dos professores de inglês no curso de Letras da UAELL e contará com o auxílio de assistentes de ensino estadunidenses – English Teaching Assistants (ETAs). Com início previsto para março de 2020, o projeto terá três anos de duração, incluindo dois ETAs por ano. Os ETAs são cidadãos dos Estados Unidos, recém-graduados, com experiência em ambiente educacional e em ensino em sala de aula. Os 80 ETAs participantes do programa a cada ano serão selecionados pela Fulbright nos EUA e ficarão no Brasil de março a novembro de 2020, 2021 e 2022.

Este projeto será desenvolvido na Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística (UAELL) da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, como uma forma de priorizar a formação dos futuros professores de língua inglesa em parte da região central do Brasil e consolidar a internacionalização na instituição, que está em processo de emancipação da UFG e prestes a se tornar a Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Nesse sentido, a proposta busca interlocução não somente com os projetos já existentes na UAELL, como Residência Pedagógica, Projeto Português como Língua de Acolhimento e Inglês para Fins Acadêmicos, O Exercício da Coberta: formação antirracista de professores e reconciliação entre povos indígenas e não indígenas no Brasil e no Canadá e Centro de Línguas (CL), por exemplo, mas também com a comunidade interna da UFCAT (discentes, docentes e técnico-administrativos dos cursos de graduação e pós-graduação) e a comunidade externa (especialmente as escolas e institutos federais de Catalão e região), alinhado ao processo de internacionalização da UFG/UFCAT. Serão oferecidos cursos, palestras e oficinas direcionados à comunidade acadêmica como um todo, principalmente no curso de Letras, para melhoria da proficiência linguística dos discentes - professores de inglês pré-serviço. A UFCAT está em um momento decisivo de emancipação e se esforçando para se consolidar e crescer no estado de Goiás, voltando seu olhar para a criação de cenários diversificados de aprendizagem, a partir das vivências acadêmicas e culturais das pessoas, com atenção à diversidade linguística e cultural. Em busca de valorizar tanto processos formais quanto informais que contribuam para a aprendizagem de línguas e interações entre diferentes culturas e em direção à internacionalização, o projeto contribui para a criação de políticas linguísticas na instituição.