Weby shortcut
UAELL

LALEFIL

Atualizado em 05/12/17 13:23.

 

LABORATÓRIO DE ESTUDOS DO LÉXICO, FILOLOGIA E SOCIOLINGUÍSTICA

Coordenação: Profa. Dra. Maria Helena de Paula

 

O Laboratório de Estudos de Estudos do Léxico, Filologia e Sociolinguística da Linguagem (doravante LALEFIL) foi criado no âmbito do Edital do CTINFRA/FINEP de 2006/2007, gerenciado no então Campus Avançado de Catalão pela Coordenação de Pesquisa. Seu mobiliário e equipamentos constituem-se de concessão de recursos de capital obtidos sob a rubrica do edital N°06/09 – Infraestrutura para Jovens Pesquisadores – PPP da FAPEG, além de contraparte da UFG e doações individuais e eventuais de seus pesquisadores.

As pesquisas realizadas no LALEFIL abarcam quatro áreas afins  dos estudos em Linguística: Estudos do Léxico, Filologia/Crítica Textual, Linguística Antropológica e Sociolinguística, em pesquisas básicas de descrição e análise linguísticas e pesquisas aplicadas ao ensino e à criação e à conservação de arquivos digitais em torno da memória material da linguagem (corpora orais e escritos).

Em nível regional, nacional e mundial, o LALEFIL atende a uma demanda cada vez mais crescente por volume e qualidade de pesquisas em humanidades digitais, sobretudo as que formam banco de dados e, a partir deles, discutem inter e transdiciplinarmente o seu objeto – a língua-cultura – como consitutiva do ser humano.

Como patrimônio tem: 5 bancadas para 2 computadores cada, servidas com acesso à rede de internet; dois computadores, uma impressora; uma mesa oval e uma escrivaninha. Sua coordenadora, a Profa. Dra. Maria Helena de Paula, aguarda a liberação de uma verba de 40 mil reais, aprovada na chamada pública 06/2009 FAPEG/CNPq, da qual 28 mil serão destinados à compra de 8 computadores completos, 1 notebook, uma impressora multifuncional, 2 câmeras digitais, 1 HD Portátil, 6 estabilizadores, 1 scanner portátil, 2 armários de aços; os outros 12 mil deverão ser usados sob a rubrica de custeio de pesquisa em que se destaca a publicação de um livro pela equipe do projeto e diárias para a execução do projeto que deu origem a esta aprovação em edital para Jovens Pesquisadores, sob o título de Em busca da memória perdida: estudos sobre a escravidão em Goiás.

Nota-se que o grupo de pesquisadores e estudantes do LALEFIL tem demonstrado capacidade de liderar ações em editais públicos ou nas Pró-Reitorias que representam aumento de recursos para projetos de professores e alunos e, consequentemente, condições para a pesquisa e a produção de conhecimento

O LALEFIL compreende 44,55m m2 de construção e abriga, ainda, as reuniões do grupo de pesquisa Grupo de Estudos e pesquisas em História do Português (GEPHPOR), nos horários em que os estudantes não estejam em atividades de estudo e trabalho. 

Listar Todas Voltar