Apresentação

O curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Letras - Leitura e Ensino, implantado no então campus Catalão da UFG no ano de 2005, pelo Departamento de Letras, concluiu três turmas, sendo a primeira de 2005 a 2007, com 32 alunos; a segunda, de 2007 a 2009, com 19 alunos e a terceira turma de 2009 a 2011, composta de 26 alunos concluintes. O curso possui carga horária total de 460 horas, com duração de 18 meses.

O curso de Especialização em Letras - Leitura e Ensino parte de uma preocupação em aperfeiçoar a prática docente, respeitar e incentivar a preservação do universo cultural do educando, além de objetivar contribuir para o aprimoramento das atividades profissionais e acadêmicas. Tem por objetivo: capacitar profissionais que se dedicam à docência, principalmente na área de leitura (e, consequentemente, na produção textual), da cidade de Catalão e da região, através de estudos, pesquisas e ensino referentes a esta área; promover estudos, por meio de pesquisas, sobre a linguagem em seus aspectos e abrangência; contribuir para o avanço das análises teóricas e aplicadas concernentes à leitura, estimulando a reflexão crítica e a produção docente e discente sobre o tema na área de Letras; contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho docente nos diversos níveis, criando e sedimentando linhas de pesquisa na Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística da UFG/RC.

No momento, a Especialização em Leitura e Ensino passa por reformulação em decorrência do início das atividades do Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem no segundo semestre de 2011.